_DSC7959.jpg

CANTO CORAL

As práticas de Canto Coral do Centro Cultural Special Dog têm por objetivo desenvolver nas crianças, adolescentes, jovens e adultos, o domínio do corpo e da voz. Justifica-se como “boas práticas” porque as aulas são elaboradas com conteúdos ricos, embasadas em exercícios de técnica vocal, que proporcionam o controle da respiração, da afinação, da emissão e projeção vocal, e da articulação das palavras.

Também são objetivos das boas práticas vocais: despertar o gosto pela arte, ampliar o conhecimento do repertório popular e estrangeiro, desenvolver a expressão e a criatividade, formar bons ouvintes e amantes da música.

O canto coral, em seus diversos aspectos e manifestações, está presente na grande maioria das culturas mundiais, o que mostra que esta atividade é um tipo de ação especificamente social, cultural e humana.

Além da integração social, o canto coral é uma poderosa atividade educativa-musical, pois possibilita o rápido domínio da voz cantada. Além desse aspecto, os alunos aprimoram a percepção auditiva, também desenvolvem a expressão corporal, ampliam o conhecimento sobre repertório musical e cultural.

Nos ensaios, os cantores exercitam o corpo, a respiração e desenvolvem a extensão vocal. A afinação e o senso rítmico são trabalhados através de exercícios e de um repertório escolhido, de acordo com a evolução de cada grupo. Importante ressaltar que o repertório de todos os corais perpassa por músicas nacionais e internacionais, porém, tem como principal enfoque a música brasileira.

Através das práticas de canto coletivo, crianças; adolescentes; jovens e adultos podem desfrutar de momentos descontraídos e de uma experiência musical profunda, que contribuirão para a aquisição de conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico.

As aulas de canto coral do Centro Cultural Special Dog são divididas nas seguintes categorias: Corais infantojuvenis fases 1, 2, 3; Coral Jovem e Coral Adulto.